Sabemos que o mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo. Por essa razão, é preciso ter métodos para garantir boas contratações, devendo haver estratégia tanto na definição das funções dos cargos como nos valores de remuneração.
Diante disso, é muito importante designar um Plano de Cargos e Salários de maneira muito bem estruturada para garantir a efetiva gestão da empresa, possibilitando benefícios tanto para empresa quanto para os funcionários.
Sabemos que os colaboradores são responsáveis por grande parte do sucesso ou fracasso de uma empresa, sendo, portanto, importante contar com um Plano de Cargos e Salários que valorize o desempenho do funcionário, promovendo motivação.
Quer saber mais sobre qual a importância da implementação de um Plano de Cargos e Salários para sua empresa? Então continue a leitura deste artigo e veja como funciona esse plano e quais os seus benefícios para a empresa e funcionários. Boa leitura!
O que é Plano de Cargos e Salários?
O Plano de Cargos e Salários é um sistema de remuneração que detalha as responsabilidades e as competências entre os cargos, disciplinando a adequação aos planos de carreira, as políticas salariais, o ranqueamento de cargos, entre outros aspectos.
Um dos objetivos da implementação dessa ferramenta é proporcionar que os colaboradores enxerguem a possibilidade de crescimento dentro da empresa, sem mencionar os ganhos indiretos, como garantir um salário mais justo para cada função, motivar os funcionários e assegurar uma maior permanência do funcionário na empresa.
Dentro desse sistema, o empregado conta com uma ferramenta que valoriza a meritocracia não apenas em âmbito financeiro, mas também proporciona o crescimento hierárquico dentro da organização, fazendo com que o profissional possa se desenvolver no ramo em que labora.
O Plano de Cargos e Salários pode, e deve, ser aplicado por todas as pessoas jurídicas. Contudo, é importante que a equipe responsável por realizar a sua implementação seja qualificada a fim de utilizar as estratégias de progressão da carreira de forma correta.
LEIA TAMBÉM: Lei nº 13.818/2019 visa simplificar o processo de publicação de Atos Societários.
Qual a importância do Plano de Cargos e Salários para as empresas?
Muitos benefícios podem advir de um bom Plano de Cargos e Salários dentro do setor empresarial. Conforme mencionamos anteriormente, essa ferramenta amplia o engajamento dos funcionários e motiva os trabalhadores à permanência na empresa, além de facilitar a busca por novos talentos.
Dessa forma, pode-se afirmar ainda que um bom Plano de Cargos e Salários possibilita manter o equilíbrio interno da empresa e garantir que os seus colaboradores tenham o devido reconhecimento.
Já é de conhecimento público que quando um funcionário tem o seu trabalho reconhecido, ocorre um aumento na satisfação e performance da execução do serviço, o que proporciona melhores resultados.
Ademais, um bom Plano de Cargos e Salários oportuniza que o empregador realize um melhor planejamento financeiro, pois é possível contar com uma projeção mais eficiente das despesas diante do crescimento profissional dos colaboradores.
Uma gestão ativa e estratégica garante contratações mais assertivas, ou seja, nem mais nem menos funcionários do que o necessário, evitando o acúmulo de funções e garantindo mais tempo para trabalhar com foco na qualidade.
A descrição clara do cargo ainda é positiva para os colaboradores, os quais podem saber exatamente o que esperam deles e, dessa forma, focar seus esforços de acordo com o esperado.
É importante mencionar ainda que, dentro do atual mercado competitivo, bons colaboradores sempre procuram empresas com cargos e salários compatíveis com suas habilidades, dando preferência àquelas que apresentam mais oportunidades de crescimento.
O que deve conter em um bom Plano de Cargos e Salários?
Muitos fatores devem ser analisados no momento de implementar o Plano de Cargos e Salários, dentre os quais merecem destaque:
- Diagnóstico de necessidades – O primeiro passo da gestão começa pelo planejamento, onde fica claro as funções atuais e as demandas necessárias;
- Definição do salário de forma equilibrada – O salário dos cargos devem ser definidos de forma racional, devendo ser elaborada uma pesquisa de mercado, bem como deve considerar os critérios de promoção e previsões de reajustes;
- Estruturação dos cargos – A estruturação dos cargos deve considerar a opinião dos gestores da área e do ocupante direto da função, considerando desafios e custos das atividades;
- Possibilidades financeiras – É necessário analisar os pormenores e estabelecer planos compatíveis com a situação econômica existente;
- Pesquisa sobre benefícios viáveis – Após a análise pormenorizada da realidade econômica disponível é importante adicionar proveitos, como seguro de vida, plano de saúde, entre outros;
- Divulgação correta do plano – Todos devem ter acesso à notícia e entender suas vantagens.
Conforme podemos perceber, os benefícios resultantes da ação estratégica da implementação de um bom Plano de Cargos e Salários são nítidos.
Ficou com alguma dúvida em relação ao Plano de Cargos e Salários? Então, conte com quem entende do assunto para auxiliar você. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de profissionais especializados em soluções de incentivos corporativos que podem ajudar no funcionamento eficaz do plano.
Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso Blog!